Parábola do Homem Rico

Parábola do Homem Rico

E propôs-lhe esta parábola: Havia um homem rico cujos campos produziam muito. E ele refletia consigo: Que farei? Porque não tenho onde recolher a minha colheita. Disse então ele: Farei o seguinte: derrubarei os meus celeiros e construirei maiores; neles recolherei toda a minha colheita e os meus bens. E direi à minha alma: ó minha alma, tens muitos bens em depósito para muitíssimos anos; descansa, come, bebe e regala-te. Deus, porém, lhe disse: Insensato! Nesta noite ainda exigirão de ti a tua alma. E as coisas, que ajuntaste, de quem serão? Assim acontece ao homem que entesoura para si mesmo e não é rico para Deus. Lc 12,16-21

Jesus conta esta parábola a fim de ensinar aos seus discípulos e filhos a confiarem na providência de Deus.

O homem citado representa a humanidade, reparem que ele já era rico antes da tal colheita, então não precisaria de mais bens, poderia ter vivido tranquilamente, mas a avareza tomou conta dele, talvez ele quisesse apenas impressionar as pessoas ao mostrar suas riquezas e ai à vaidade e o desejo de ser melhor tomou conta dele. Seu tesouro baseava-se em bens materiais e Deus não fazia parte disso, por isso Ele o chamou de insensato e disse aquele homem que ele não veria sua colheita, pois aquilo não teria vindo da providência divina e sim de um mau desejo humano.

Dois mil anos depois de contada esta parábola, podemos perceber que nada mudou muito, ou melhor, mudou para pior. As pessoas estão sendo cada vez mais sugadas pelo mundo da vaidade e não se dão conta disto. Deus está sendo muito misericordioso com a humanidade, porém não está havendo mudança de comportamento.

Muitas pessoas suam sangue para ter o mínimo de conforto no futuro, outras conseguem seu conforto através de meios ilegais, e assim tudo vai caminhando, um sem se importar com o bem estar do outro, pensando apenas em si mesmo e em seu futuro.

Porém, nesta parábola Jesus vem dizer a todos para não se preocuparem com o amanhã, porque nada faltará para os que confiam n’Ele, vão-se os anéis ficam os dedos, vão-se as roupas, ficam os corpos. A providência divina é concedida para aqueles que depositam toda a sua vida nas mãos do Senhor, só basta ter fé e tudo será concedido, porque todas as pessoas que são puras de almas e coração são herdeiros de um grande tesouro, o reino dos céus.

Por isso não adianta ter casas, terras, ouro e demais bens, tudo isso é passageiro, mais o tesouro de Deus é eterno, demora se a ser conquistado, mais depois da vitória pode ser usufruído para sempre. Deus precisa apenas de um coração humilde e fraterno para poder realizar sua obra.

Então, qual é o seu tesouro hoje? As coisas supérfluas da vida ou as coisas que vem de Deus? Qual será mais útil a você para a vida eterna? Reflita sobre os “negócios, investimentos” que você vem fazendo no mundo, será que estais fazendo a colheita certa? E lembre-se, onde estiver o vosso coração, também estará o vosso tesouro. (Luc, 12,34)

Bellyzia Gama

Membro Discipulado da Comunidade Doce Coração de Jesus e Maria - Guarabira/PB.

BELLYZIA GAMA

0 Comments:

Post a Comment




Blogger Template by Blogcrowds


Copyright 2008 | Blogger Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger by Blogcrowds.

Distributed by Blogger Templates