OS IRMÃOS DE JESUS

GRUPO ÁGUA VIVA – RCC

Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Pobres Aflitos

OS IRMÃOS DE JESUS

Há vários textos no NT que falam dos “irmãos de Jesus”:

Mt 12,46-50; 13,55; Mc 3,31-35; 6,3; Lc 8,19-21; Jo 2,12; 7,2-10; At 1,14; Gl 1,19; 1Cor 9,5.

Nos perguntamos então: Jesus tinha irmãos, Maria teve outros filhos?

Nós católicos, além de outras igrejas tradicionais, cremos que não, que Maria não teve outros filhos além de Jesus. E foi crendo nessa verdade que a Igreja proclamou o Dogma de Maria sempre virgem, declarando que ela foi virgem antes, durante e após o parto.

Mas como explicar estes textos bíblicos que falam dos irmãos de Jesus?

Não podemos esquecer de que povo e de que cultura estamos falando: do povo que escreveu a bíblia, os Judeus, e este povo falava uma língua, o hebraico e o aramaico, ocorre que essa língua é uma língua pobre em dialetos, e muitas vezes eles utilizam um mesmo vocábulo para substantivos semelhantes. É o que ocorre neste caso, se fizermos uma análise de toda a Bíblia iremos descobrir facilmente que o termo irmão é empregado para referir-se aos irmãos mesmo, como nós entendemos, filhos de um mesmo pai e mãe, mas também é utilizado para designar o primo ou parente de uma mesma tribo, pois no hebraico não havia uma palavra para primo ou parente. Vejamos:

· Gn 11,27 – Tare gerou Abrão, Nacor e Arã. Arã gerou Ló”. Logo, Ló é sobrinho de Abrão. Leiamos agora a passagem um pouco mais adiante em, Gn13,8.

· 1 Cr 23,21-23.

· Gn 29,10; 29,15.

· 1 Cr 15,4-11.

Vemos a partir destes textos que o termo irmão ( que equivale a “ah”, em hebraico), é utilizado para designar irmãos, primos, parentes, membros de uma mesma tribo. É neste sentido que a Bíblia fala de irmãos de Jesus.

Passemos, então, a analisar detalhadamente quem são os irmãos de Jesus:

Tomando como base o texto de Marcos que nomeia seus irmãos: Mc 6,3( Esse homem não é o carpinteiro, o filho de Maria e irmão de Tiago, José, Judas e Simão? E suas irmãs não moram aqui conosco?).

· Tiago: sabemos que haviam dois discípulos com esse nome, o primeiro: Tiago Maior, era irmão de João evangelista (cf.: Mt 4,21). O Segundo, Tiago Menor, era filho de Alfeu(aramaico) ou Cleófas (grego) e Maria (Mt 10,3; Mc 3,18), e tinha por irmão Judas, também discípulo (Lc 6,15; Jd 1,1). José, também é irmão de Tiago e de Judas, conforme: Mt 27,56; Mc 15,40). Simão também é irmão legítimo destes três.

Mas qual o grau de parentesco destes irmãos com Jesus?

Vejamos os textos que falam da crucificação de Jesus, eles vão falar de algumas mulheres que estavam presentes, vejamos quem são estas mulheres:

· Jo 19,25

· Mt 27,56

· Mc 15,40

Vemos, então, que Maria de Cleófas (Alfeu), é mãe de Tiago, o menor, e de José e é irmã de Maria a mãe de Jesus, por tanto Tiago Menor e José são primos legítimo de Jesus, que são relatados com irmãos de Jesus.

Outro acontecimento que indica que Maria não teria outros filhos é o fato de Jesus, na cruz, ao ver sua “mãe e ao lado dela o discípulo que Ele amava. Então disse a mãe: “Mulher, eis aí o seu filho”. Depois disse ao discípulo: “Eis aí a sua mãe”. E dessa hora em diante, o discípulo a recebeu em sua casa.(Jo 19,26-27). Segundo a tradição do povo judeu não teria sentido nem cabimento Jesus confiar sua ma~e aos cuidados de outro se ela tivesse outros filhos, pois estes é que deveriam cuidar dela.

Também no relato de Jesus no Templo, quando menino, onde a família de Jesus, permaneceu de viagem e no recenseamento por mais de quinze dias, não se menciona qualquer indício de outro filho de José e Maria, que não Jesus.

TESTEMUNHOS ANTIGOS

Santo Inácio de Antioquia ( Século I ): "E permaneceram ocultos ao príncipe desse mundo a virgindade de Maria e seu parto, bem como a morte do Senhor: três mistérios de clamor, realizados no silêncio de Deus" (Carta aos Efésios, PG. V, 644 ss.)
Santo Irineu (130 a 203 dC): "Era justo e necessário que Adão fosse restaurado em Cristo, e que Eva fosse restaurada em Maria, a fim de que uma virgem feita advogada de uma virgem, apagasse e abolisse por sua obediência virginal a desobediência de uma virgem". (Contra as Heresias)
Santo Atanásio (295 a 386 dC): "Jesus tomou carne da SEMPRE virgem Maria".
Dídimo (386 dC): "Nada fez Maria, que é honrada e louvada acima de todas as outras: não se relacionou com ninguém, nem jamais foi Mãe de qualquer outro filho; mas, mesmo após o nascimento do seu filho [único], ela permaneceu sempre e para sempre uma virgem imaculada". ("A Trindade 3,4")

Santo Agostinho (354 a 430 dC): "Então, o Senhor tem irmãos? Será que Maria teve ainda outros filhos? Não! De modo algum! (...) Qual é, pois, a razão de ser da expressão "irmãos do Senhor"? Irmãos do Senhor eram os parentes de Maria". (Comentário do Evangelho de São João, X, 2)

Martinho Lutero:
Sobre Mt 1,25: "Destas palavras não se pode concluir que após o parto, Maria tenha tido consórcio conjugal. Não se deve crer nem dizer isso." (Obras de Lutero Ed. Weimar, Tomo 11, p.323)
No fim de sua Vida: "Virgem antes, no, e depois do parto, que está grávida e dá a luz. Este artigo da fé é milagre divino." (Sermão Natal 1540: WA 49,182).

João Calvino:
"Jesus é dito primogênito unicamente para que saibamos que Ele nasceu da Virgem" (CO 45,645)
"Certas pessoas têm desejado sugerir desta passagem [Mt 1,25] que a Virgem Maria teve outros filhos além do Filho de Deus, e que José teve relacionamento íntimo com ela depois. Mas que estupidez! O escritor do evangelho não desejava registrar o que poderia acontecer mais tarde; ele simplesmente queria deixar bem clara a obediência de José e também desejava mostrar que José tinha sido bom e verdadeiramente acreditava que Deus enviara seu anjo a Maria. Portanto, ele jamais teve relações com Maria, mas somente compartilhou de sua companhia... Além disso, N.Sr. Jesus Cristo é chamado o primogênito. Isto não é porque teria que haver um segundo ou terceiro [filho], mas porque o escritor do Evangelho está se referindo à precedência. Assim, a Escritura está falando sobre a titularidade do primogênito e não sobre a questão de ter havido qualquer segundo [filho]" (Sermão sobre Mateus, 1562).
Zvínglio:
"Creio firmemente que, segundo o Evangelho, Maria, como Virgem pura, gerou o Filho de Deus e no parto e após o parto permaneceu para sempre Virgem pura e íntegra." (Zvínglio Opera 1,424)
"Os irmãos do Senhor eram os amigos do Senhor" (ZO 1,401)

CONCLUSÃO

No entanto devemos concluir que, se quisermos nos basear na Bíblia, não conseguiremos provar uma coisa nem outra, a saber: se Maria teve outros filhos ou não. Fica mais patente, na Bíblia, que ela não teve outros filhos além de Jesus, o Filho de Deus.

0 Comments:

Post a Comment




Blogger Template by Blogcrowds


Copyright 2008 | Blogger Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger by Blogcrowds.

Distributed by Blogger Templates