HISTÓRICO

 

A Renovação Carismática em nossa paróquia já caminhava a mais ou menos dois anos e meio de sua segunda fundação. Surgiu então o desejo, por parte do então coordenador, Valdiro Cordeiro, de formar um grupo carismático específico para os jovens. Este reuniu todos os jovens que participavam do grupo misto e formou-se então a equipe jovem da RCC, esta equipe era formada pelos seguintes jovens: Paula, Seone, Socorro, Aldenice, Vanda, Vital, Sônia e Solange, os quais deram início ao grupo jovem da Renovação.

Valdiro sentiu a necessidade de formar melhor estes jovens para que eles pudessem caminhar com autonomia. Percebeu-se, porém, que ele e os outros irmãos não tinham condições de dar esta formação, decidindo assim, encaminhá-los para serem formados na Comunidade Católica Manain, na cidade de Caruaru, que tinha por coordenadores Ronildo e Zezé. Ronildo era também coordenador do conselho estadual e regional dos jovens da RCC, e a sede do conselho era na própria Comunidade. Esta formação se deu em três etapas que duravam três dias. Participaram desta formação apenas três dos jovens da equipe, eram eles: Paula, Joseildo (Ildo) e Seone.

No dia 30 de abril, alguns dias após a formação na Manain, em uma reunião na casa de Valdemir, irmão do então coordenador, o grupo foi enviado para começar sua experiência, porém ainda num grupo fechado. Só após algumas reuniões resolveu-se abrir o grupo para a comunidade local, com as reuniões sendo realizadas na capela de N. S. do Perpétuo Socorro, sempre às terças-feiras.

A partir daí o número de participantes aumentou considerável e gradativamente, havia certa estabilidade e constância dos membros e a cada dia o Senhor acrescentava outros ao número de jovens irmãos.

O grupo não tinha um nome, era chamado apenas de grupo jovem da RCC, por isso sentiu-se a necessidade de convocar reuniões paralelas para encontrar um nome para este grupo. Em um dessas reuniões, ocorrida no dia 28 de outubro de 1993, o Senhor, através de um irmão, deu-nos uma palavra de profecia, a qual falava da “água viva”. Tal profecia teve a confirmação dos demais irmãos, inclusive pela passagem bíblica do encontro de Jesus e a Samaritana, onde Jesus lhe fala da água viva que jorra para a vida eterna. Batizou-se, então o grupo de ÁGUA VIVA.

Algumas pessoas da equipe de serviço quiseram tornar o grupo misto, ou seja, com adultos e jovens, mas como a necessidade era de um grupo jovem não seria interessante desfazer essa ideologia. Estas pessoas que queriam tornar o grupo misto afastaram-se e, pelo fato de serem de um mesmo bairro decidiram formar um outro grupo de oração neste mesmo bairro, tal grupo foi batizado de “Alertai-vos no Senhor”.

Em 1994 houve o primeiro grande momento do Água Viva. O encontrão de 1º aniversário. Este contou com a participação do ministério de música Som da Paz (Stª Cruz do Capibaribe), Ronildo e Zezé da Comunidade Manain (Caruaru) e diversos irmãos de grupos da RCC das cidades vizinhas. No ano seguinte o encontro de 2º aniversário teve proporções ainda maiores, estiveram presentes cerca de 700 pessoas de nossa cidade e de cidades circunvizinhas. Após este encontro o grupo passou a ter uma melhor aceitação por parte da comunidade local, e como resposta o número de membros, que antes era em torno de 25 jovens, passou para 40, em média. O 3º encontro de aniversário foi realizado em parceria com a equipe diocesana de jovens, a qual estava lançando o “Projeto Marcos”, voltado para a evangelização dos jovens.

No princípio o grupo não tinha um coordenador único, mas uma equipe de coordenação constituída por seis pessoas: Socorro, Paula, Vital, Joseildo (Ildo), Gnair e Gnairam. No ano de 1995 discerniu-se que seria melhor eleger um coordenador e um núcleo auxiliar, essa também era a orientação geral na RCC, com algumas exceções. Foi realizada então uma eleição, onde foram eleitos: Joseildo (coordenador), Joana D’arc (vice-coordenadora), Paula, Gnair, Kátia, Gnairam e Jaciara (núcleo auxiliar). O tempo de serviço de cada coordenação era de dois anos, conforme critérios adotados pelo Conselho Diocesano. Em 1997 houve uma nova escolha de coordenação, tendo sido escolhidos: Mário César (coordenador), Roberta (vice-coordenadora), Joseildo, Kátia, Gnairam, Irecir, Fabrício e Edson (núcleo auxiliar). Com a nova eleição em 1999 foram escolhidos os seguintes servos: Joseildo (coordenador), Dorinha (vice-coordenadora) e para o núcleo auxiliar Paulo, Edson, Mª Vera Lúcia, Mário César, Ladjane e Fabrício.

O Água Viva passou por um longo período de estabilidade desde seu início até o ano de 1998. Em dezembro de 1998, o Água Viva, juntamente com o grupo Alertai-vos no Senhor, proveu um Seminário de Vida no Espírito Santo, no qual estavam presentes cerca de 120 pessoas. Após este Seminário o número de participantes do Água Viva aumentou consideravelmente, chegando a uma média de 70 pessoas nas reuniões ordinárias semanais. Este foi um tempo de ascensão surpreendente e, para auxiliar estes novos membros, decidiu-se fazer encontros semanais para formação, paralelos aos encontros de oração normais. Nestes encontros de formação abordavam-se temas mais catequéticos, tais como: Sacramentos, Carismas, temas voltados para a juventude e etc.

No entanto, vieram os problemas, com o início do ano letivo cinco dos membros da equipe passaram a estudar a noite, coincidindo com o horário das reuniões. Ao mesmo tempo outros membros começaram a trabalhar, inclusive o coordenador. Tais empregos não possibilitavam a participação mais efetiva no grupo por terem horários extensivos ou por serem em outras cidades. Dos que formavam a equipe do Água Viva apenas dois tinham disponibilidade de estarem nas reuniões, porém, estes exerciam o ministério da intercessão e não tinham experiência em conduzir as reuniões de oração. O resultado foi um número cada vez menor de participantes, chegando, em meados de 1999, a participarem apenas quatro ou cinco pessoas das reuniões semanais, e essa realidade se estendeu por alguns meses.

Em resposta a esse momento de esvaziamento a equipe decidiu promover momentos de oração através de vigílias que duravam a noite inteira e eram realizadas a cada quinze dias. Juntamente com outras iniciativas buscou-se um maior compromisso com o Reino de Deus através do grupo e o Senhor respondeu a nossas orações e nos reergueu.

O ano de 2001 foi marcado por uma grande efervescência missionária, éramos convidados a fazer encontros de oração em diversas comunidades rurais de nossa cidade, tais como: Una do Simão, Minador, Maniçoba dos Soares, Juazeiro, Sodré. O grupo do sítio Sodré foi o mais consistente e como fruto de nossa evangelização o Senhor despertou os irmãos dali para construírem uma capela  e intensificarem sua experiência comunitária. Porém nossa experiência missionária não restringiu-se ao nosso município, fomos convidados a realizar encontros e retiros em outras cidades, como: Petrolina, Belo Jardim, Cachoeirinha e fizemos um acompanhamento sistemático de alguns meses com os irmãos de Lajedo. A experiência missionária trouxe grandes contribuições para nossa caminhada.

No ano de 2002, o então coordenador, Joseildo, precisou mudar de cidade, fazendo necessário a realização de uma nova eleição. Nesta foram eleitos Edilma (coordenadora), Mário César (vice-coordenador), Leonardo, Vera, Paulo, Cybele, Osimário (núcleo auxiliar). Neste período foram realizados vários retiros de oração e também o encontro de 10 anos do grupo Água Viva e 02 anos do Ministério de Música Nova Aliança. Foi um tempo de efervescência e conversões para o grupo.

A partir de 2005 decidimos que seria mais interessante termos um conselho coordenador ao invés de apenas um coordenador e um núcleo auxiliar, pois muitas vezes o coordenador ficava sobrecarregado e sozinho. Este conselho era formado por Edilma, César, Marcos, Edson, Mayanna, Hélio, Cybelle, Valdete, Paulo, Hélida, Flávia e Osimário e durou até março de 2008.

Este período foi marcado por uma busca maior de formação, entre alguns estudos fizemos o curso sobre a GRAÇA, baseados no curso de Dom Estevão Bettencourt, curso este que marcou a vida daqueles que participaram. Fizemos também um curso bíblico: HISTÓRIA DA SALVAÇÃO.

Em março de 2008 foi realizada uma nova eleição para a coordenação e nesta foram eleitos: Hélio (coordenador), Mário César (vice-coordenador), Edson, Marcos, Mayanna, Luciene, Ozimário, Socorro e Izabela (núcleo auxiliar). No quarto trimestre de 2008 foram incluídos na equipe: Branco e Claudiana.

Ainda em 2008 tivemos uma experiência belíssima de conversão comunitária, após a leitura de um livro: O Discípulo (Juan Carlos Ortiz), onde o nosso amor cristão passou de um amor meramente afetivo para um “amor pragmático”, onde eu digo ao irmão: “-Eu te amo! De quê ou de quanto você precisa?”.

Essa experiência proporcionou alguns passos importantes nos últimos dias. Primeiro recebemos uma doação de um terreno, o qual assumimos as parcelas restantes para quitarmos o imóvel, que desejamos futuramente ser local de atividades de evangelização e adquirimos ainda um equipamento de som para os encontros. Além disso, a generosidade recíproca tornou-se algo expressivo em nossa relação, onde consideramos nossas propriedades não nossas, mas do Senhor e consequentemente dos irmãos.

 

 

1 Comment:

  1. grupo de oraçao caminhando com Jesus e Maria said...
    NOS RENOVAÇAO CARISMATICA TEMOS QUE SER VERDADEIROS AUTENTICOS OBDENTES A PALAVRA DE DEUS O GRUPO DE ORAÇAO DE RIACHO DAS ALMAS PRESIZA DE MUITA LIBERTAÇAO ELES PRESIZA SABER QUE GRUPO DE ORAÇAO NAO SE ENVOLVE COM CONVESAS ISTO E DIABOLICO ROGO A DEUS POR TODOS QUE DEUS TENHA PIEDADE DO COO>HELIO

Post a Comment




Blogger Template by Blogcrowds


Copyright 2008 | Blogger Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger by Blogcrowds.

Distributed by Blogger Templates